Determine as projecções da secção produzida por um plano beta, de topo, num prima hexagonal oblíquo de bases frontais, de acordo com os dados abaixo apresentados.
-Ponha em destaque, a traço mais forte, a parte do prisma delimitada pela secção, que contém a base situada mais à esquerda.
-Preencha a tracejado a projecção horizontal da secção, e identifique, a traço interrompido, as arestas invisíveis de parte do sólido que foi posta em destaque.
DADOS...
- as bases dos prisma são hexágonos regulares com 2,5 cm de lado e com uma diagonal maior vertical;
- o centro da base de menor afastamento é o ponto O (4; 0; 4);
- as arestas laterais são horizontais e fazem ângulos de 50º, de abertura para a direita, com o plano frontal de projecção;
- os dois vértices mais à direita, na base de centro O, têm a mesma abcissa dos dois vértices mais à esquerda da outra base;
- o plano beta contém o ponto -3 do eixo X e faz um ângulo de 55º, de abertura para a esquerda, com o plano horizontal de projecção.
Antes de resolver, aconcelho vivamente à resolução dos dados do enúnciado numa folha de rascunho, pois existem certos promenores a ter em conta.
Explicação...
Depois de desenhados os dados do execício, procedeu-se à determinação da secção no sólido.
Em primeiro lugar cálculou-se se o plano intersectava as bases. O plano beta intersecta a base mais à direita. Como o plano que secciona o sólido é projectante, é fácil determinar os pontos da secção. É preciso notar, que só se pode unir pontos da secção que estajam contidos na mesma face.
Se tiver alguma dúvida contacte-me ( goemedescri@gmail.com )

-------------------------------------------------------------------------------------